segunda-feira, 5 de julho de 2010

Zé Ramalho, Recanto da Rosa e Forró. Muito Forró!

Agora é domingo de manhã, estou completando minha primeira semana aqui, a quase 4.000 km de casa. Acordei me coçando de tanta picada de mosquito, mas acordei bem, ao natural, ainda sonolento estou na cama ouvindo Zé Ramalho e lembrando de terça-feira quando, pela primeira vez, fui sentir de perto a festa de São João. Fui com o pessoal aqui da casa para o Parque do Povo.


Na minha primeira noite do Parque do Povo



Eitcha fome da gota! Só faltou Bode com Bacon!!!!



"Amor aos pedaços, só caldo" o dono da barraquinha tava duro de trago, mas é uma boa frase...


Aqui eles me chamam de Tchê ou de Gaúcho, e sim, fazem muitas piadas de gaucho. Na manha que cheguei no Recanto da Rosa (nome do pensionato que moro) o pessoal estava todo na sala conversando, e tipo, todos ao mesmo tempo! Uma enxurrada de gírias e expressões típicas carregadas com o melhor sotaque nordestino. Um chute no saco! Não dava pra entender nada. 100% "nordestês". No meio disso tudo a conversa de todos convergiu para tirar sarro do baiano, Rafael, estudante de computação. Na casa ,o pessoal vem da várias cidades do nordeste, mas o que havia vindo de mais longe (antes de eu chegar, obviamente) era ele, ele havia vindo lááááááá do sul, lá de Salvador. E estavam tirando sarro do sotaque dele. ERA SÓ O QUE FALTAVA, um nordestino tirando sarro de outro nordestino! Pra mim era tudo igual!!! Mas ai começaram a me explicar sobre as peculiaridades do sotaque Baiano, Pernambucano e Paraibano. Os "ixxx" e "axxx"... Enfim, pra mim ainda é tudo igual! E agora é do meu sotaque que tiram sarro.


O Parque do Povo é imenso! É tipo o parque da Oktober na Germânia só que maior, com muito mais gente, e ao invés de bandinha, Forró. MUITO Forró! É sério, é só o que o pessoal ouve. Sintoniza qualquer rádio, Forró. Nos vários ambientes do PP, Forró é a constante. Com variações: tem o Forró-Raiz, só o trio gaita, triangulo e zabumba. O Forró mais calminho (Xote) e o Forró mais popular mesmo, pra dançar e rolar o bate-coxa. Na noite de terça era show com o Zé Ramalho, MUITO BOM O SHOW TODO! Qualidade do som muito boa, repertório variado, mais puxado pro Forró (comentário desnecessário) e com os clássicos juntos. Bah, muito bom! Com destaque para Sinônimos, cantada em coro uníssono (sem sugestões do Word).


O amor é feito de paixões

E quando perde a razão

Não sabe quem vai machucar

Quem ama nunca sente medo

De contar o seu segredo

Sinônimo de amor é amar...


No resto da semana fui todo dia para o PP, toda noite um show grande de alguma banda de forró, e vários outros pequenos ao longo de todo o parque. O bizarro é que o pessoal bebe muita cachaça! Claro, tomam ceva também, mas é secundário. Eles preferem ficar tomando canha. E tem muita variedade de cachaças diferentes, e muito boas! Bem diferente das que tomamos no sul. E o melhor! Pinga em Long Neck, o cabra abre e sai tomando no bico!!! E as galegas também, TODOS BEBEM CANHA! E o melhor, Long Neck da Dona Encrenca por exemplo, R$4,00! Todas nessa faixa de preço!!! Destaque para a Cachaça Triunfo e Pau do Índio (sim, triplo sentido).




O Pedro e o Thiago, dois cabras da casa, estão me ensinando bastante sobre a cultura daqui. Me mostraram Flávio José, grande nome do Forró raiz daqui. Não esses forrós dançantes e comerciais. Forró-Raiz. Não sei se foi a minha convivência com a Eti, mas to começando a gostar muito desse tipo de música, musica regional. Elas apresentam riqueza, uma musicalidade singular, fluente e muito bonita. Retratam muito bem a cultura daqui, e volta e meia me pego cantarolando uns versos em “nordestês”.


Na UFCG, ta indo tudo muito bem Ainda não tive aulas. Elas começarão essa semana: Mecânica do Fluidos e Materiais Compósitos. Chego pela manhã, estudo, aprendo, leio, simulo no ANSYS CFX e ainda dou palpites furados sobre futebol (não sei porque achei que aqui seria diferente, não sei nada de futebol no sul e continuo não sabendo nada aqui também).


No próximo post falarei pra vocês da minha experiência dançando, ou pelo menos tentando, dançar forró! Mas segue uma prévia:



5 comentários:

  1. xuxu tu é o máximo!
    esperando pelo próximo post ansiosa! xD
    bjão, te cuida :)

    ResponderExcluir
  2. Bah! Desiste de dançar forró e fica no bar tomando canha hehe! Bem mais fácil!

    E põe mais fotos das nordestinas!

    ResponderExcluir
  3. Baby, é um post melhor que o outro!
    To morrendo de saudades!
    Faremos ua sexta gourmet em tua homenagem com buchada de bode.... ou não...
    bjo me liga!

    ResponderExcluir
  4. Tchê, ensina esse povo quem é o Gunther. Forró não ta com nada, só se for de bigode

    ResponderExcluir
  5. Forró do Bigode! Esse nome tem futuro!!!! Uahahahaha

    ResponderExcluir