sábado, 3 de julho de 2010

Primeiro Dia (mas é o segundo post)

To aqui me preparando para ir assistir ao jogo de Brasil x Holanda. O que me lembra da última segunda-feira (28/06) quando teve Brasil x Chile e eu estava à procura de uma residência. Bom, lembram quando disse que o pensionato que eu me meti tinha apenas eu de hóspede certo? Não era bem isso que eu tinha em mente quando vim pra cá, eu quero me enriquecer dessa cultura aqui, conviver com os nativos (uhauahauh, até parece que eu to no meio da selva), conhecer seus costumes, saber as impressões que eles têm do sul, saber das gírias, das trovas que eles usam, bom, do comportamento de um modo geral. E ISSO NÃO ACONTECERIA COMIGO MORANDO COMIGO!

Saí do Campus da UFCG na segunda no fim da manha (eu já estava seco do banho de chuva), tinha combinado de encontrar duas pessoas que conheci na web que procuravam alguém para dividir apartamento e ainda conhecer um pensionato que o prof havia me indicado. Combinei primeiro de encontrar Rômulo, veja bem, “encontrar Rômulo” sem o artigo “o”, que aqui é totalmente descartável, tipo, “vamos na casa de Severino?” ou “visse Fia?” que significa em português “tu viste a Fia” (Fia = nome muito comum aqui). Combinei com Rômulo no shopping, (sim, em CG tem um shopping, bom.... tem um único andar, logo, não tem escada rolante, mas tem Mcdonalds (YES!) e cinema (YES!), então, é um shopping). Recebo um SMS “PRRRR NO GIRAFAS”, eu, humildemente, fui atrás de um girafas, encontrei, sentei na frente e esperei. Logo chegou ele, muito gente fina, de Recife, passou num concurso e estava em CG há 3 semanas. Fui conhecer o ape dele, era num bairro muito bom, próximo aos shopps, logo, longe da UFCG, eu teria que pegar 2 ônibus. Provavelmente o 444 e depois o 555 (simpáticas essas linhas, não? Só falta a 666). Bom, o Rômulo muito gente me falou que iria assistir ao jogo num bar com uma galega que havia conhecido na noite anterior e me convidou: “Borá lá gaúcho, vai ela e a irmã dela” e eu, “boralá”. Até porque minha melhor opção para assistir ao jogo seria sentar em algum boteco qualquer e me abraçar num bêbado diferente a cada gol.

Entrada do campus da UFCG

Pegamo-las (adoro essas sugestões do Word) na casa da Jamily (galega do Rômulo) e junto esta a Jacque, a irmã. Meninas de uma beleza acima da média aqui em CG. Morenas (obviamente) mas com olhos claros, que em conjunto com a pele cor de mel resultava numa beleza ímpar, harmoniosa e delicada. Fomos para o Murão, bar mega bombástico daqui, e por ser mega bombástico estava lotado e não conseguimos entrar. “Borá pro Sport Bar, é aqui perto e eu sei chegar” disse Jacque com uma segurança invejável. Depois de nos perdermos 3 vezes e pararmos em 2 postos para pedirmos informações chegamos no bar quase na hora do jogo começar. Lá as gurias encontraram um casal de amigos cuja à mesa sentamos. Pronto. Bar, amigos novos, cerveja gelada, o Brasil dando um banho de bola e os assuntos fluindo facilmente.


Eu e a Jacque, nova amiga paraibana

Saindo do Sport Bar fiquei de encontrar com Dennis, que me encontrou adivinhem aonde? No shopps, claro. Cabra muito gente boa, muito alegre e articulado. No carro perguntei o que ele fazia: “Estudo, trabalho em 2 lugares, faço inglês, jiu jitsu, natação, futebol,...”, bom morar com esse cara vai ser como morar sozinho pensei heheheh. O ape dele é completo, novo, há uns 10 minutos caminhando da UFCG, com máquina levar roupa, microondas, internet e TV LCD. Show de bola. Isso já era 19:30, liguei para o pensionato que o Prof. Gilson havia me indicado, perguntando se não era tarde para eu ir conhecer a casa. A Dona Mari, muito simpática, disse que não havia problema e que era pra eu aparecer lá. Dennis meu uma carona, era bem pertinho dali.

Pensionato Recanto da Rosa, há uma quadra da UFCG :) . Apenas para rapazes :( . Aqui moram (bom, já notaram que é daqui que escrevo) 10 guris, todos estudantes da UFCG e todos de outras cidades do nordeste. Todos com idade entre 19 e 22 anos. Junto mora a D. Mari e sua família. Lugar muito legal, seguro, colorido, com decoração de São João e muitas bandeirinhas (comentários desnecessários). R$450,00 por mês, incluso 3 refeições diárias e roupa lavada. Precisaria de roupa de cama, travisseiro e colchão. Não preciso lembrar vocês do que eu trouxe de POA né? E obviamente um colchão e um travesseiro não faziam parte dessa lista. Bem, isso eu resolvo, pensei. Decidi topar e morar aqui. Combinei que iria me mudar na manhã seguinte. Não tava afim de ir até o outro pensionato e pegar minhas coisas agora, tava tarde, eu tava na correria o dia todo, com cheiro de cachorro molhado e ainda meio bêbado.


Minha casa Paraibana

Peguei um moto táxi (isso ainda vai gerar muitos posts) e no caminho vi uma quantidade imensa de fogueiras nas ruas, no mínimo uma por quadra. E sempre gente ao redor. Alguns esquentando milho. Cheguei, depois de quase ter morrido umas 2 vezes naquela moto dos infernos. Caso não lembrem, meu dia começou com um banho de chuva ,e agora, acabava na frente da fogueira que Renata havia montado na frente da minha, agora, ex-casa. É engraçado isso, estava a não mais que 24h na cidade e já tinha uma “ex alguma coisa”, e me deu uma estranha saudade daquilo ali. Estávamos em volta da fogueira junto com uns vizinhos dela, suas filhas, milhos e uns cuscos que ficavam perto para se esquentarem. Todos sorrindo e olhando o fogo. Falei pra Renata que iria me mudar na manha, ela entendeu, me olhou com um olhar terno, me deu um sorriso e me desejou sorte. Penso que se eu ficasse ali, também seria interessante, também aprenderia muito. Então percebi que não importa onde ficarei, e sim o que eu farei no lugar que eu escolhi ficar. O que farei para tirar o máximo proveito dessa experiência, que até agora está deliciosamente boa. Dia 28 de junho é véspera do dia de São Pedro, por isso as fogueiras.





Achei esse material sobre fogueiras, viva o google!





“Cada festa tem a sua fogueira especial. Na festa de Santo Antônio a fogueira deve ter uma base quadrada , é também conhecida como chiqueirinho. Na festa de São João a fogueira deve ter uma base redonda, fazendo a fogueira ser cônica, em formato de pirâmide. A fogueira da festa de São Pedro deve ter a base triangular e deve se"

Um comentário:

  1. Show Felipe os comentários de sábado e a Jacque parece fora do padrão de Paraíba....
    O predio do pensionato parece ser bom Fe...
    Que bom que depois de começar com banho de chuva e terminar com motoboy terminou tudo bem..ehehhe..
    A UFCG tem uma bonita entrada...ou é só fachada?
    Bjs de todos

    ResponderExcluir